(tirei estas fotos na exposição "Arquivo Universal", Museu Berardo;
infelizmente, desconheço o nome dos seus autores)
Uma crise clássica de superprodução, conjugada com uma crise financeira, em círculo vicioso:
(1) década de aumento exponencial da produção agrícola e industrial (mecanização, movimentos de concentração de empresas, acesso ao crédito, reconstrução europeia) => insuficiente procura nacional e recuperação pós-guerra na Europa: excesso de produção => acumulação de stocks => quebras de preços, falências, defaults =>
(2) década de aumento exponencial das transacções e cotações em bolsa: ebulição e especulação => crash na bolsa de NY => perdas colossais (de bancos, empresas e indivíduos) => falências, defaults =>
(1) + (2) => despedimentos em massa => quebra do poder de compra, crise de confiança, restrições no acesso ao crédito => contracção do consumo e do investimento, mais falências e despedimentos => pobreza, criminalidade, tensões sociais => ...
Durante a década de 20, o American Way of Living com os seus high standards estava pujante, assistindo-se a um aumento exponencial da produção agrícola e industrial e à vertiginosa subida das transacções em Bolsa. Com a mecanização e o aumento da dimensão das empresas, atingiram-se níveis de produtividade nunca vistos; o acesso ao crédito era cada vez mais fácil; todos jogavam no mercado de capitais, mesmo os que não tinham preparação técnica ou desafogo financeiro para assumir riscos tão elevados; a Europa estava a reconstruir-se e os fluxos de capitais americanos e suas exportações eram bem-vindos. Como sempre em que não há mecanismos que façam acalmar espíritos e ganância, entrou-se numa espiral de elevado consumo, especulação e preços inflacionados. A esta década de enorme prosperidade, seguiu-se uma crise mundial sem precedentes.
As crises de superprodução e financeira originaram graves problemas sociais: desemprego pobreza suicídios, mas também banditismo e criminalidade, bem como violência e repressão. Os períodos de dificuldades exacerbam os ânimos e, seja porque se sentem ameaçados na sua segurança e estabilidade (pelo Outro: o esfomeado, que vem do campo ou da fábrica que fechou, ou o diferente – negro, hispânico, judeu), seja porque há preconceitos que a prosperidade tinha permitido atenuar, os indivíduos gastam as suas energias a violentar ameaçar rejeitar, em vez de, como cidadãos solidários, as utilizarem de uma forma virtuosa. Nas fases de penúria, acentuam-se os movimentos "de cariz centrípeto" (nacionalismo, proteccionismo, racismo, xenofobia,...): apoia-se mais facilmente a tirania, descobrem-se argumentos para o ódio, encontra-se legitimidade para a violência. De crise económica e financeira para a crise social e dos valores.
- Vão por caminho errado, diabo! Não queremos aqui nenhum Okie dos diabos, ouviu?
(...)
- Dê meia volta e siga para os lados do Norte. E não volte cá antes da safra do algodão!
Idem, ibidem
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